PROJETO: HIGIENE CORPORAL E AMBIENTAL


Projeto: Higiene
Pré I B
Professora: Idenil Ratier Mariano Zimmermann



Deodápolis/MS -2014
PROJETO: HIGIENE CORPORAL E AMBIENTAL
E.M.E.I.E.F. Elizabete Lucena Campos
Professora: Idenil Ratier Mariano Zimmermann
Turma Jardim I B – Matutino
Duração: 19/05 a 11/06/2014
Eixos:
*      Linguagem Oral e escrita
*      Matemática
*      Formação social e pessoal
*      Natureza e sociedade: Higiene
*      Datas comemorativas: Dia do Meio ambiente


JUSTIFICATIVA

Fala-se muito atualmente em qualidade de vida, qualidade esta que envolve o ser humano de forma integral, ou seja, em suas capacidades físicas, psíquicas, cognitivas, motoras e em seu meio ambiente. Por isso, o “PROJETO HIGIENE CORPORAL E AMBIENTAL” visa levar o aluno a uma aprendizagem efetiva, buscando uma qualidade de vida adequada ao mundo atual, principalmente no que diz respeito à saúde e ao meio ambiente.
Dessa forma, devemos levar em conta que uma vida saudável implica em uma série de vivências relacionadas ao corpo, atitudes e hábitos que fazem toda a diferença para uma aprendizagem transformadora, não apenas para o aluno em si, mas para uma sociedade que clama por cidadãos capazes de atuar na melhoria dessa qualidade de vida pessoal e coletiva.
Pensando assim, é que queremos tratar da higiene corporal e ambiental possibilitando e garantindo ao aluno uma aprendizagem eficaz, ao ponto de mudar atitudes e hábitos que parecem insignificantes, mas que fazem a diferença quando realmente incorporados às práticas cotidianas de cada um de nós.
Queremos aqui contemplar os eixos da Educação Infantil, deixando bem claro ao aluno o quanto seu corpo é importante e merece um carinho especial e o quanto o meio ambiente é fundamental para ter uma qualidade de vida. Para nós educadores trabalhar esse assunto é um desafio, mas é compensador ver pouco a pouco a mudança de pensamento, hábitos e comportamentos, desenvolvendo nos pequenos a consciência de que a sociedade precisa de pessoas com compromisso com seu corpo e com o meio ambiente.

OBJETIVO GERAL

*     Conscientizar o aluno sobre a importância da higiene corporal e ambiental, desenvolvendo assim hábitos e atitudes saudáveis quanto ao próprio corpo, ao ambiente escolar e sua casa, possibilitando a percepção da criança quanto à necessidade do cuidado com o corpo e com o meio ambiente para a qualidade de vida sua e da sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*      Desenvolver hábitos e atitudes favoráveis à saúde, em relação à higiene corporal e ambiental;
*      Identificar hábitos e comportamentos para uma boa higiene corporal;
*      Reconhecer a importância da higiene para o bem estar físico e mental do ser humano;
*      Identificar maneiras corretas de cuidar do ambiente escolar;
*      Entender e praticar uma boa higiene bucal;
*      Compreender que a falta de higiene gera riscos à saúde do ser humano;
*      Participar de palestras, ouvindo com atenção e compreendendo a necessidade da higiene bucal;
*      Participar do DIA À CAÇA AO PIOLHO e perceber a importância de prevenir ao piolho;
*      Identificar os objetos utilizados na higiene pessoal

CONTEÚDOS

*      Higiene corporal
*      Hábitos de higiene/cuidados com o corpo
*      Importância da higiene
*      Hábitos de Higiene bucal
*      Piolho
*      Higiene ambiental
*      Meio ambiente e cuidados
*      Consequências da falta de higiene: dengue e outras
*      Objetos utilizados na higiene
*      Quantificação
*      Letra inicial e final
*      Histórias
*      Vídeos
*      Linguagem oral
*      Passeio


METODOLOGIA

Segunda feira 19/05
ü  Rotina: Acolhida ( Bom dia coleguinha), Oração, músicas, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
ü  Para iniciar o trabalho sobre Higiene Corporal e ambiental contarei a história: Cheré, o jacaré de chulé.

ü  Após faremos uma conversa informal sobre Higiene corporal: Quais os cuidados que devemos ter com o corpo? Por que precisamos tomar banho todos os dias? Quais são outros hábitos de higiene? Por que será que o jacaré não queria tomar banho? Como ele ficou? E nós como ficamos se não tomamos banho? ...


ü  Vídeo:
Terça feira 
ü  Rotina
ü  Conversa sobre Higiene Corporal, necessidade e importância da higiene.
ü  Faremos as regras de higiene com símbolos (desenhos) para a criança levar para casa e pregar na geladeira (pediremos aos pais que cobrem das crianças que cumpram as regaras todos os dias).

ü  Vídeo

Quarta feira 

ü  Rotina
ü  Música: O SABÃO
ü  Passaremos a música no papelógrafo, cantaremos e em seguida trabalharemos a Letra S, pedirei aos alunos que andem em cima da letra desenhada no chão, faremos o som...
ü  Em seguida trabalharemos os objetos que usamos para a higiene corporal.
ü  Vídeo
ü  Como tarefa para esse dia pedirei que tragam rótulos de produtos de higiene para confeccionarmos um cartaz, EX:


Quinta feira 

ü  Rotina
ü  Conversa informal sobre higiene (como estão fazendo a higiene em casa, estão cumprindo as regras...)
ü  Vídeo
ü  Atividade com a letra S


Sexta-feira 
ü  Rotina
ü  Conversa informal sobre os hábitos de higiene de cada um (quantas vezes toma banho por dia, quantas vezes escova os dentes, como...)

 

ü  Quebra cabeças com imagens de higiene corporal.
ü  História: A Estrelinha Azul"

Certa ocasião, no céu grande e bonito, o Sol, depois de uma dia de muito trabalho, acordou a branca Lua e recomendou:
- Amiga Lua, estou cansado e preciso dormir um pouco. Tome conta do céu e não o deixe ficar escuro
A Lua levantou-se sem demora. Bateu palmas e chamou as estrelinhas.
- Depressa, meninas, dizia ela. Depressa! Lavem-se ligeiro e escovem-se para brilharem bastante. Lembrem-se de que temos que tornar nosso céu claro e brilhante!
As estrelinhas apareceram correndo e todas, muito alegres, começaram a lavar-se e a escovar-se. E, coisa maravilhosa, `a medida que se limpavam, brilhavam cada vez mais. E como ficavam lindas!
Todas não: havia uma que estava feia, ainda muito suja! Era a Estrelinha Azul.
A Lua logo que a viu, falou zangada:
- Venha cá, Estrelinha Azul. Como é que você está assim tão suja, tão cheia de pó?
A Estrelinha Azul estremeceu de medo e respondeu atrapalhada:
- É que ontem eu estava brincando de escorregar nas nuvens e fiquei cheia de poeira...
- Ontem? Disse dona Lua mais zangada ainda. Que vergonha!...Então você dormiu assim?...Não faça mais isto!...E limpe-se depressa, que está muito atrasada.
Estrelinha Azul saiu ligeiro de perto de dona Lua e, enquanto andava, resmungava:
- Não gosto de me lavar!! Não gosto de me escovar!... Não quero andar limpa!
- Não diga tal coisa! Falavam-lhe as amiguinhas. Não sabe, então, que quando estamos limpinhas nossa luz é vista da Terra? A estas horas todos lá devem estar olhando para nós, achando nosso céu lindo, lindo!
Mas, nem assim a estrelinha quis ficar limpa e fugiu depressa, toda suja, procurando esconder-se de dona Lua.
Escureceu mais ainda e o céu ficou cheinho de estrelas brilhantes. Entretanto, havia um cantinho escuro onde nada brilhava. Era o lugar da Estrelinha Azul Lá estava ela, mas tão suja, que ninguém podia ver a sua luz. E assim estava o céu, quando no meio da noite, passou o vento gritando:
- Vai chover! Vai chover!
- Depressa, depressa! Falou dona Lua às estrelas. Escondam-se atrás das nuvens para não se molharem.
E as estrelinhas muito nervosas, corriam de cá para lá até ficarem bem escondidinhas na nuvem grande.
Dona Lua contou-as .Faltava uma! Quem será?...Estrelinha Azul!
Onde estaria ela? A cuidadosa Lua olhou para uma lado e para o outro. Nada! Não via coisa alguma...Então suspirou muito triste, procurando esconder-se também. Lá, no cantinho escuro do céu estava a Estrelinha Azul, com muito medo da chuva. Ela não queria molhar-se, mas não enxergava o caminho para voltar para sua casa, a nuvem grande.
- Ah! Se a dona Lua me enxergasse, ela me buscaria! Dizia, chorando. Mas, assim como estou, ninguém me vê! Nunca mais eu ficarei suja, nunca mais!
Nisto aconteceu uma coisa maravilhosa! Enquanto ela chorava, lágrimas foram escorregando pelo seu rostinho, lavando-o. E começou a brilhar e seu brilho foi se espalhando pelo céu. Do lugar onde estava, dona Lua viu aquela luz azul fraquinha e, toda contente, gritou bem alto:
- Venha, Estrelinha Azul, aqui está a nuvem grande! Corra, a chuva vem chegando!!
Estrelinha Azul, ouvindo a voz de dona Lua, olhou e viu a nuvem grande iluminada agora pelo seu brilho azulado. Correu depressa e escondeu-se bem escondidinha. E a chuva chegou, molhando tudo, no céu e na Terra. Enquanto chovia, a estrelinha foi depressa tomar banho e escovar-se para que brilhasse como as outras estrelas. Choveu, choveu muito.
Quando parou de chover, a estrelinha saiu correndo de trás da nuvem grande. E lá na Terra, as pessoas olhavam para cima, e diziam:
- Vejam a chuva parou e há uma estrela no céu. E como brilha!
Logo as outras estrelas foram saindo de trás das nuvens e se espalharam no céu, brilhando cada uma em seu lugar.
Porém, entre todas, a Estrelinha Azul chamava a atenção, pelo seu brilho diferente, de linda cor azulada.
E, desse dia em diante, logo que levantava , a estrelinha dizia:
- Limpinha eu sou. E com razão. Pois gosto da água. E do sabão!

Interpretação oral:

1-Por que a Estrelinha Azul não brilhava como as outras estrelas?
2-O que aconteceu com ela, quando o vento disse que ia chover?
3-Como é que a Estrelinha Azul voltou a brilhar?

ü  Dia do brinquedo


Segunda-feira 

ü  Rotina
ü  Conversa informal sobre a higiene bucal
ü  Cantaremos a musica: Tcheque, Tcheque


ü  História: João Dentinho

Terça-feira 

ü  Rotina
ü  Palestra com alguém da Saúde
ü  Conversa informal sobre a palestra
ü  Passaremos palavras relacionadas à higiene bucal, escreveremos no quadro e no caderno para que cada criança conte quantas letras tem, identificando o número que corresponde e colando bolinhas de papeis com a quantidade e destacando a letra inicial.

·       EX:  DENTE  5  *****

Quarta-feira 28/05
Aula programada


Quinta-feira 
ü  Rotina
ü  Conversa informal sobre os cuidados que devemos ter com o nosso ambiente (falaremos sobre a limpeza da escola).
ü  Após faremos um passeio pelo pátio da escola e cataremos todos os papeis jogados, cada aluno receberá um saquinho, aquele aluno que conseguir juntar mais papeis será recompensado com uma quantidade de pirulitos ou balas.
ü  Em seguida faremos um gráfico com eles pintando o quadradinho de cada um de acordo com a quantidade de papel coletado.
ü  Nesse dia mandaremos um recado para as mães avisando sobre um piquenique na praça.
Sexta-feira 
ü  Rotina
ü  Piquenique (durante o passeio pela praça estaremos verificando as lixeiras e conversaremos sobre o lixo que é jogado no chão, teremos um momento de parque e em seguida o lanche).

Segunda-feira 

ü  Rotina
ü  Levaremos as crianças ao banheiro e juntamente com elas falaremos sobre como tomar banho, lavar as mãos após o uso do sanitário, como escovar os dentes e fazer a escovação propriamente dita.


ü  Vídeo
Terça-feira
ü  Rotina
ü  Conversa sobre a higiene ambiental (Palestra com A Fabiana Sobre a Higiene do ônibus)


Quarta-feira

ü  Rotina
ü  História: SUJÃO
ü  Relembraremos sobre os cuidados com a higiene do corpo, dos dentes e falaremos também sobre os cuidados com o meio ambiente visando prevenir a dengue e outras consequências que a falta de higiene pode causar...


   ü  Vídeo


Quinta-feira
ü  Rotina
ü  Conversa sobre atitudes importantes para a conservação do meio ambiente.


ü  Quebra-cabeça de higiene ambiental
ü  OBS: Nesse dia enviarei um bilhete para a mamãe avisando sobre o “Dia a caça ao piolho” que será no dia 09/06...

Sexta-feira

ü  Rotina
ü  Conversa sobre o piolho e como podemos evitá-lo.


ü  Dia do brinquedo
ü  Vídeo

Segunda-feira

ü  Rotina
ü  Dia a caça ao piolho
ü  Trabalharei a palavra PIOLHO (letra inicial, quantas letras tem, passar por cima da letra com o dedo...)


Terça-feira
  ü  Rotina
  ü  Colar bolinhas de crepom na letra P de piolho.
  ü  Trabalhar as consequências que o piolho traz para a criança.


Quarta-feira

   ü  Rotina
  ü  Realizaremos a avaliação do projeto, conversaremos com os alunos o que eles      aprenderam e registraremos os seus depoimentos de forma escrita e em um pequeno vídeo.
  ü  Pedirei que façam um desenho do que aprenderam e estarei registrando o que cada um desenhou de acordo com a descrição dada, em seguida faremos um painel para exposição.


AVALIAÇÃO


Será realizada de forma oral mediante perguntas, onde os alunos estarão respondendo enquanto a professora registra essas respostas de forma escrita e também em forma de depoimentos (vídeos). Também iremos observar e fotografar as atividades realizadas e a mudança de comportamento a medida que o projeto está sendo desenvolvido.

5 comentários: