Projeto: Higiene
Pré I B
Professora:
Idenil Ratier Mariano Zimmermann
Deodápolis/MS -2014
PROJETO:
HIGIENE CORPORAL E AMBIENTAL
E.M.E.I.E.F.
Elizabete Lucena Campos
Professora:
Idenil Ratier Mariano Zimmermann
Turma
Jardim I B – Matutino
Duração:
19/05 a 11/06/2014
Eixos:
Linguagem Oral e escrita
Matemática
Formação social e pessoal
Natureza e sociedade: Higiene
Datas comemorativas: Dia do Meio ambiente
JUSTIFICATIVA
Fala-se
muito atualmente em qualidade de vida, qualidade esta que envolve o ser humano de
forma integral, ou seja, em suas capacidades físicas, psíquicas, cognitivas,
motoras e em seu meio ambiente. Por isso, o “PROJETO HIGIENE CORPORAL E
AMBIENTAL” visa levar o aluno a uma aprendizagem efetiva, buscando uma
qualidade de vida adequada ao mundo atual, principalmente no que diz respeito à
saúde e ao meio ambiente.
Dessa
forma, devemos levar em conta que uma vida saudável implica em uma série de
vivências relacionadas ao corpo, atitudes e hábitos que fazem toda a diferença
para uma aprendizagem transformadora, não apenas para o aluno em si, mas para
uma sociedade que clama por cidadãos capazes de atuar na melhoria dessa
qualidade de vida pessoal e coletiva.
Pensando
assim, é que queremos tratar da higiene corporal e ambiental possibilitando e
garantindo ao aluno uma aprendizagem eficaz, ao ponto de mudar atitudes e
hábitos que parecem insignificantes, mas que fazem a diferença quando realmente
incorporados às práticas cotidianas de cada um de nós.
Queremos
aqui contemplar os eixos da Educação Infantil, deixando bem claro ao aluno o
quanto seu corpo é importante e merece um carinho especial e o quanto o meio
ambiente é fundamental para ter uma qualidade de vida. Para nós educadores
trabalhar esse assunto é um desafio, mas é compensador ver pouco a pouco a
mudança de pensamento, hábitos e comportamentos, desenvolvendo nos pequenos a
consciência de que a sociedade precisa de pessoas com compromisso com seu corpo
e com o meio ambiente.
OBJETIVO
GERAL
Conscientizar
o aluno sobre a importância da higiene corporal e ambiental, desenvolvendo
assim hábitos e atitudes saudáveis quanto ao próprio corpo, ao ambiente escolar
e sua casa, possibilitando a percepção da criança quanto à necessidade do
cuidado com o corpo e com o meio ambiente para a qualidade de vida sua e da
sociedade.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Desenvolver hábitos e atitudes favoráveis à
saúde, em relação à higiene corporal e ambiental;
Identificar hábitos e comportamentos para uma
boa higiene corporal;
Reconhecer a importância da higiene para o
bem estar físico e mental do ser humano;
Identificar maneiras corretas de cuidar do
ambiente escolar;
Entender e praticar uma boa higiene bucal;
Compreender que a falta de higiene gera
riscos à saúde do ser humano;
Participar de palestras, ouvindo com atenção
e compreendendo a necessidade da higiene bucal;
Participar do DIA À CAÇA AO PIOLHO e perceber
a importância de prevenir ao piolho;
Identificar os objetos utilizados na higiene
pessoal
CONTEÚDOS
Higiene corporal
Hábitos de higiene/cuidados com o corpo
Importância da higiene
Hábitos de Higiene bucal
Piolho
Higiene ambiental
Meio ambiente e cuidados
Consequências da falta de higiene: dengue e
outras
Objetos utilizados na higiene
Quantificação
Letra inicial e final
Histórias
Vídeos
Linguagem oral
Passeio
METODOLOGIA
Segunda feira 19/05
ü Rotina:
Acolhida ( Bom dia coleguinha), Oração, músicas, chamada com o crachá (sempre
trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma
ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha
das novidades.
ü Para
iniciar o trabalho sobre Higiene Corporal e ambiental contarei a história:
Cheré, o jacaré de chulé.
ü Após
faremos uma conversa informal sobre Higiene corporal: Quais os cuidados que
devemos ter com o corpo? Por que precisamos tomar banho todos os dias? Quais
são outros hábitos de higiene? Por que será que o jacaré não queria tomar
banho? Como ele ficou? E nós como ficamos se não tomamos banho? ...
ü Vídeo:
Terça feira
ü Rotina
ü Conversa
sobre Higiene Corporal, necessidade e importância da higiene.
ü Faremos
as regras de higiene com símbolos (desenhos) para a criança levar para casa e
pregar na geladeira (pediremos aos pais que cobrem das crianças que cumpram as
regaras todos os dias).
ü Vídeo
Quarta
feira
ü Rotina
ü Música:
O SABÃO
ü Passaremos
a música no papelógrafo, cantaremos e em seguida trabalharemos a Letra S,
pedirei aos alunos que andem em cima da letra desenhada no chão, faremos o
som...
ü Em
seguida trabalharemos os objetos que usamos para a higiene corporal.
ü Vídeo
ü Como
tarefa para esse dia pedirei que tragam rótulos de produtos de higiene para
confeccionarmos um cartaz, EX:
Quinta feira
ü Rotina
ü Conversa
informal sobre higiene (como estão fazendo a higiene em casa, estão cumprindo
as regras...)
ü Vídeo
Sexta-feira
ü Rotina
ü Conversa
informal sobre os hábitos de higiene de cada um (quantas vezes toma banho por
dia, quantas vezes escova os dentes, como...)
ü Quebra
cabeças com imagens de higiene corporal.
ü História:
A Estrelinha Azul"
Certa
ocasião, no céu grande e bonito, o Sol, depois de uma dia de muito trabalho,
acordou a branca Lua e recomendou:
-
Amiga Lua, estou cansado e preciso dormir um pouco. Tome conta do céu e não o
deixe ficar escuro
A
Lua levantou-se sem demora. Bateu palmas e chamou as estrelinhas.
-
Depressa, meninas, dizia ela. Depressa! Lavem-se ligeiro e escovem-se para
brilharem bastante. Lembrem-se de que temos que tornar nosso céu claro e
brilhante!
As
estrelinhas apareceram correndo e todas, muito alegres, começaram a lavar-se e
a escovar-se. E, coisa maravilhosa, `a medida que se limpavam, brilhavam cada
vez mais. E como ficavam lindas!
Todas
não: havia uma que estava feia, ainda muito suja! Era a Estrelinha Azul.
A
Lua logo que a viu, falou zangada:
-
Venha cá, Estrelinha Azul. Como é que você está assim tão suja, tão cheia de
pó?
A
Estrelinha Azul estremeceu de medo e respondeu atrapalhada:
- É
que ontem eu estava brincando de escorregar nas nuvens e fiquei cheia de
poeira...
-
Ontem? Disse dona Lua mais zangada ainda. Que vergonha!...Então você dormiu
assim?...Não faça mais isto!...E limpe-se depressa, que está muito atrasada.
Estrelinha
Azul saiu ligeiro de perto de dona Lua e, enquanto andava, resmungava:
-
Não gosto de me lavar!! Não gosto de me escovar!... Não quero andar limpa!
-
Não diga tal coisa! Falavam-lhe as amiguinhas. Não sabe, então, que quando
estamos limpinhas nossa luz é vista da Terra? A estas horas todos lá devem
estar olhando para nós, achando nosso céu lindo, lindo!
Mas,
nem assim a estrelinha quis ficar limpa e fugiu depressa, toda suja, procurando
esconder-se de dona Lua.
Escureceu
mais ainda e o céu ficou cheinho de estrelas brilhantes. Entretanto, havia um
cantinho escuro onde nada brilhava. Era o lugar da Estrelinha Azul Lá estava
ela, mas tão suja, que ninguém podia ver a sua luz. E assim estava o céu,
quando no meio da noite, passou o vento gritando:
-
Vai chover! Vai chover!
-
Depressa, depressa! Falou dona Lua às estrelas. Escondam-se atrás das nuvens
para não se molharem.
E as
estrelinhas muito nervosas, corriam de cá para lá até ficarem bem escondidinhas
na nuvem grande.
Dona
Lua contou-as .Faltava uma! Quem será?...Estrelinha Azul!
Onde
estaria ela? A cuidadosa Lua olhou para uma lado e para o outro. Nada! Não via
coisa alguma...Então suspirou muito triste, procurando esconder-se também. Lá,
no cantinho escuro do céu estava a Estrelinha Azul, com muito medo da chuva.
Ela não queria molhar-se, mas não enxergava o caminho para voltar para sua
casa, a nuvem grande.
-
Ah! Se a dona Lua me enxergasse, ela me buscaria! Dizia, chorando. Mas, assim
como estou, ninguém me vê! Nunca mais eu ficarei suja, nunca mais!
Nisto
aconteceu uma coisa maravilhosa! Enquanto ela chorava, lágrimas foram
escorregando pelo seu rostinho, lavando-o. E começou a brilhar e seu brilho foi
se espalhando pelo céu. Do lugar onde estava, dona Lua viu aquela luz azul
fraquinha e, toda contente, gritou bem alto:
-
Venha, Estrelinha Azul, aqui está a nuvem grande! Corra, a chuva vem chegando!!
Estrelinha
Azul, ouvindo a voz de dona Lua, olhou e viu a nuvem grande iluminada agora
pelo seu brilho azulado. Correu depressa e escondeu-se bem escondidinha. E a
chuva chegou, molhando tudo, no céu e na Terra. Enquanto chovia, a estrelinha
foi depressa tomar banho e escovar-se para que brilhasse como as outras
estrelas. Choveu, choveu muito.
Quando
parou de chover, a estrelinha saiu correndo de trás da nuvem grande. E lá na
Terra, as pessoas olhavam para cima, e diziam:
-
Vejam a chuva parou e há uma estrela no céu. E como brilha!
Logo
as outras estrelas foram saindo de trás das nuvens e se espalharam no céu,
brilhando cada uma em seu lugar.
Porém,
entre todas, a Estrelinha Azul chamava a atenção, pelo seu brilho diferente, de
linda cor azulada.
E,
desse dia em diante, logo que levantava , a estrelinha dizia:
-
Limpinha eu sou. E com razão. Pois gosto da água. E do sabão!
Interpretação
oral:
1-Por
que a Estrelinha Azul não brilhava como as outras estrelas?
2-O
que aconteceu com ela, quando o vento disse que ia chover?
3-Como
é que a Estrelinha Azul voltou a brilhar?
ü Dia
do brinquedo
Segunda-feira
ü Rotina
ü Conversa
informal sobre a higiene bucal
ü Cantaremos
a musica: Tcheque, Tcheque
ü História:
João Dentinho
Terça-feira
ü Rotina
ü Palestra
com alguém da Saúde
ü Conversa
informal sobre a palestra
ü Passaremos
palavras relacionadas à higiene bucal, escreveremos no quadro e no caderno para
que cada criança conte quantas letras tem, identificando o número que
corresponde e colando bolinhas de papeis com a quantidade e destacando a letra
inicial.
·
EX: DENTE 5 *****
Quarta-feira 28/05
Aula programada
Quinta-feira
ü Rotina
ü Conversa
informal sobre os cuidados que devemos ter com o nosso ambiente (falaremos
sobre a limpeza da escola).
ü Após
faremos um passeio pelo pátio da escola e cataremos todos os papeis jogados,
cada aluno receberá um saquinho, aquele aluno que conseguir juntar mais papeis
será recompensado com uma quantidade de pirulitos ou balas.
ü Em
seguida faremos um gráfico com eles pintando o quadradinho de cada um de acordo
com a quantidade de papel coletado.
ü Nesse
dia mandaremos um recado para as mães avisando sobre um piquenique na praça.
Sexta-feira
ü Rotina
ü Piquenique
(durante o passeio pela praça estaremos verificando as lixeiras e conversaremos
sobre o lixo que é jogado no chão, teremos um momento de parque e em seguida o
lanche).
Segunda-feira
ü Rotina
ü Levaremos
as crianças ao banheiro e juntamente com elas falaremos sobre como tomar banho,
lavar as mãos após o uso do sanitário, como escovar os dentes e fazer a
escovação propriamente dita.
ü Vídeo
Terça-feira
ü Rotina
ü Conversa
sobre a higiene ambiental (Palestra com A Fabiana Sobre a Higiene do ônibus)
Quarta-feira
ü Rotina
ü História:
SUJÃO
ü Relembraremos
sobre os cuidados com a higiene do corpo, dos dentes e falaremos também sobre os
cuidados com o meio ambiente visando prevenir a dengue e outras consequências
que a falta de higiene pode causar...
ü Vídeo
Quinta-feira
ü Rotina
ü Conversa
sobre atitudes importantes para a conservação do meio ambiente.
ü Quebra-cabeça
de higiene ambiental
ü OBS:
Nesse dia enviarei um bilhete para a mamãe avisando sobre o “Dia a caça ao
piolho” que será no dia 09/06...
Sexta-feira
ü Rotina
ü Conversa
sobre o piolho e como podemos evitá-lo.
ü Dia
do brinquedo
ü Vídeo
Segunda-feira
ü Rotina
ü Dia
a caça ao piolho
ü Trabalharei
a palavra PIOLHO (letra inicial, quantas letras tem, passar por cima da letra
com o dedo...)
Terça-feira
ü Rotina
ü Colar
bolinhas de crepom na letra P de piolho.
ü Trabalhar
as consequências que o piolho traz para a criança.
Quarta-feira
ü Rotina
ü Realizaremos
a avaliação do projeto, conversaremos com os alunos o que eles aprenderam e
registraremos os seus depoimentos de forma escrita e em um pequeno vídeo.
ü Pedirei
que façam um desenho do que aprenderam e estarei registrando o que cada um
desenhou de acordo com a descrição dada, em seguida faremos um painel para
exposição.
AVALIAÇÃO
Será
realizada de forma oral mediante perguntas, onde os alunos estarão respondendo
enquanto a professora registra essas respostas de forma escrita e também em
forma de depoimentos (vídeos). Também iremos observar e fotografar as
atividades realizadas e a mudança de comportamento a medida que o projeto está
sendo desenvolvido.
O projeto é top, me ajudou muito na criação do meu, boas ideias, maravipratico.
ResponderExcluirAmeiiiiiiiii!
ResponderExcluirObrigada!
Gostei muito da sua pesquisa
ResponderExcluirparabéns, eu amei e usei. muito obrigada.
ResponderExcluirPARABÉNS,AMEI SUAS SUGESTÕES.
ResponderExcluirOBRIGADA