terça-feira, 4 de junho de 2019
















PROJETO: Celebrando os Povos Indígenas
ESCOLA MUNICIPAL MITÃ RORY
EDUCAÇÃO INFANTIL
Duração: 08 A 12/04
Amambai/MS

APRESENTAÇÃO

O Dia do Índio é comemorado no Brasil em 19 de abril. Essa data tem sua origem em 1940 durante a realização do Congresso Indigenista Interamericano, ocorrido em Patzcuaro, no México. Mas foi em 1943, por meio de um decreto de Getúlio Vargas, é que a data comemorativa foi oficialmente instituída no país.
Toda nossa riqueza cultural provem grande parte da cultura indígena. É a cultura indígena que influência os costumes, a alimentação, a língua e mistura étnica do povo brasileiro. Não tem como falar em cultura brasileira sem enfatizar a cultura indígena
Dessa forma, desejamos com este projeto não somente valorizar o Dia do Índio como uma data importante, mas sim resgatar a história desse povo que foi essencial na construção da identidade do povo brasileiro. Queremos celebrar os povos indígenas com muita alegria, descontração e muita aprendizagem.
JUSTIFICATIVA
Considerando que:
·         A cultura indígena faz parte do povo brasileiro.
·         O Dia do Índio é um resgate da nossa história e das nossas raízes.
·         O tema oportuniza o aluno perceber-se e construir sua identidade.
·         Devemos celebrar com alegria o dia desse povo que faz parte de um país tão rico culturalmente.

OBJETIVOS

·     Refletir sobre a vida do povo indígena;
·     Valorizar seus hábitos e costumes;
·     Incentivar a criatividade;
·     Desenvolver o raciocínio e atenção;
·     Participar de um desfile com roupas típicas;
·     Desenvolver a expressão corporal;
·     Conhecer histórias e lendas indígenas contadas pelos antigos;
·     Comemorar o Dia do Índio com muitas atividades descontraídas.

METODOLOGIA

·         Leitura compartilhada de textos informativos sobre a atual situação dos índios no Brasil;
·         Contação de histórias, lendas e contos indígenas;
·         Desenhos livres;
·         Apresentação de vídeos com músicas e danças;
·         Desenhos para colorir;
·         Pintura corporal indígena;
·         Jogos, brinquedos e brincadeiras indígenas;
·         Pinturas e colagens;
·         Exibição de filmes e documentários;
·         Desfile com roupas típicas;
·         Fazer colar de macarrão;
·         Índio com dobradura e canoa com palito de picolé:
·         Confeccionar instrumento musical – chocalho com material reciclado;

RECURSOS

·         Filmes
·         Data show
·         Pendrive
·         Cartazes
·         Tintas
·         Papel sulfite
·         Trajes típicos indígenas
·         Macarrão
·         Palito de picolé
·         Material reciclado
·         Fichas
·         Imagens
·         Brinquedos
·         Textos informativos
·         Histórias

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada por meio das atividades do dia a dia, visando o assessoramento ao desenvolvimento cognitivo e intelectual do aluno.
Essas atividades serão observadas durante as atuações práticas dos alunos desempenhadas em situações coletivas e individuais, registro do desempenho avaliando sempre a participação, o esforço, a assimilação e a praticidade das atitudes.
Essa avaliação será permanente com fins de suprir todas as dificuldades fazendo retomadas necessárias conforme as dificuldades levantadas.


Um comentário: