PROJETO: Celebrando os Povos Indígenas
ESCOLA
MUNICIPAL MITÃ RORY
EDUCAÇÃO
INFANTIL
Duração:
08 A 12/04
Amambai/MS
APRESENTAÇÃO
O Dia do Índio é
comemorado no Brasil em 19 de abril. Essa data tem sua origem em 1940 durante a
realização do Congresso Indigenista Interamericano, ocorrido em Patzcuaro, no
México. Mas foi em 1943, por meio de um decreto de Getúlio Vargas, é que a data
comemorativa foi oficialmente instituída no país.
Toda nossa riqueza cultural provem grande parte da cultura
indígena. É a cultura
indígena que influência os costumes, a alimentação,
a língua e mistura étnica do povo brasileiro. Não tem como falar em cultura
brasileira sem enfatizar a cultura indígena
Dessa
forma, desejamos com este projeto não somente valorizar o Dia do Índio como uma
data importante, mas sim resgatar a história desse povo que foi essencial na
construção da identidade do povo brasileiro. Queremos celebrar os povos
indígenas com muita alegria, descontração e muita aprendizagem.
JUSTIFICATIVA
Considerando que:
·
A cultura indígena faz parte do povo brasileiro.
·
O
Dia do Índio é um resgate da nossa história e das nossas raízes.
·
O
tema oportuniza o aluno perceber-se e construir sua identidade.
·
Devemos
celebrar com alegria o dia desse povo que faz parte de um país tão rico
culturalmente.
OBJETIVOS
·
Refletir
sobre a vida do povo indígena;
·
Valorizar
seus hábitos e costumes;
·
Incentivar
a criatividade;
·
Desenvolver
o raciocínio e atenção;
·
Participar
de um desfile com roupas típicas;
·
Desenvolver
a expressão corporal;
·
Conhecer
histórias e lendas indígenas contadas pelos antigos;
·
Comemorar
o Dia do Índio com muitas atividades descontraídas.
METODOLOGIA
·
Leitura
compartilhada de textos informativos sobre a atual situação dos índios no
Brasil;
·
Contação
de histórias, lendas e contos indígenas;
·
Desenhos
livres;
·
Apresentação
de vídeos com músicas e danças;
·
Desenhos
para colorir;
·
Pintura corporal
indígena;
·
Jogos,
brinquedos e brincadeiras indígenas;
·
Pinturas
e colagens;
·
Exibição
de filmes e documentários;
·
Desfile
com roupas típicas;
·
Fazer
colar de macarrão;
·
Índio com
dobradura e canoa com palito de picolé:
·
Confeccionar instrumento musical – chocalho com material
reciclado;
RECURSOS
·
Filmes
·
Data show
·
Pendrive
·
Cartazes
·
Tintas
·
Papel
sulfite
·
Trajes
típicos indígenas
·
Macarrão
·
Palito de
picolé
·
Material
reciclado
·
Fichas
·
Imagens
·
Brinquedos
·
Textos
informativos
·
Histórias
AVALIAÇÃO
A
avaliação será realizada por meio das atividades do dia a dia, visando o
assessoramento ao desenvolvimento cognitivo e intelectual do aluno.
Essas
atividades serão observadas durante as atuações práticas dos alunos
desempenhadas em situações coletivas e individuais, registro do desempenho
avaliando sempre a participação, o esforço, a assimilação e a praticidade das
atitudes.
Essa
avaliação será permanente com fins de suprir todas as dificuldades fazendo
retomadas necessárias conforme as dificuldades levantadas.
Parabéns, tú é nota mil.😘😘
ResponderExcluir