terça-feira, 4 de junho de 2019



Projeto – Identidade

Escola Municipal Mitã Rory
Turma: Educação Infantil/2019
Amambai/MS

Apresentação

Quem sou eu? De onde vim? O que gosto? São questionamentos que nos fazem refletir sobre o nosso ser, ou seja a nossa identidade e a importância que temos no meio em que estamos inseridos.
A identidade de uma pessoa é um processo contínuo, pois a cada dia que passa ela vai progredindo, não somos sujeitos estáticos, estamos sempre em transformação. No entanto, quanto mais autoconhecimento possuímos, melhor se dá este processo.
Ter consciência de nós, nosso papel, importância, origem, história é o que nos permite ser atuantes nos meios em que vivemos. Sem isso, nos sentimos pouco importantes e deixamos de utilizar todo nosso potencial. Portanto, se faz necessário abordar este tema desde cedo com as crianças e com responsabilidade.
Dessa forma, a identidade é uma construção de fundamental importância para a sustentação, que deve ser construída na infância. Ter consciência de si, de sua importância, seus gostos, sentimentos, origens, laços, cultura, nacionalidade, são coisas vitais para o desenvolvimento de uma identidade cidadã, bem resolvida e responsável.
Por essa razão, preparamos este projeto com propostas de como trabalhar este tema imprescindível na educação infantil. Queremos que os alunos reflitam sobre seu próprio ser desenvolvendo sua autoestima de forma que venham se considerar como parte de uma sociedade.
Justificativa
Considerando que a identidade de uma pessoa define seu ser, queremos trabalhar com nossos alunos seu papel, sua importância, sua origem e sua história, possibilitando assim um autoconhecimento que seja favorável ao seu desenvolvimento pessoal físico, emocional, afetivo e cognitivo.
Com o conhecimento de si, o aluno tem a possibilidade de desenvolver seu potencial a fim de se sentir participante do seu meio social, reconhecendo sua verdadeira importância e sua valorização como ser humano.  
Objetivo Geral
ü Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio de brincadeiras, de interações socioculturais e de vivência em diferentes situações, desenvolvendo assim a independência, a autoconfiança e a autoestima bem como  conhecer a si e sua história.
Objetivos Específicos
*      Incentivar o autoconhecimento;
*      Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecendo a sua história e o significado de seu nome.
*       Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde e sua vida.
*      Estabelecer o autoconhecimento e a construção de sua identidade como processo constante e mutável.
*      Conhecer o numeral correspondente a sua idade;
*      Identificar os membros de sua família, bem como caracterizar sua casa;
  • *      Ouvir atentamente as histórias contadas pela professora e pelos colegas;
  • *      Reconhecer a letra inicial e final do seu nome e do nome dos colegas identificando de maneira correta sua ficha entre as demais;
  • *      Comparar o nome quanto as letras e ao número de letras;
  • *      Relatar oralmente a história do nome e características pessoais como cor dos olhos, cabelos, etc.;
  • *      Realizar atividades diversificadas relacionadas ao nome dos alunos, como registrar, identificar letras, recortar, montar, etc.;
  • *      Fazer o auto-retrato e confeccionar um crachá com vários dados pessoais, idade, número de letras, foto, etc.;
  • *      Quantificar as letras do seu nome e da ficha do colega, relacionando ao número;
  • *      Reconhecer as formas geométricas e associar as situações do dia-a-dia;
  • *      Identificar e reconhecer as letras algumas letras em diversos materiais e várias atividades;
  • *      Participar de brincadeiras e jogos, inclusive brincadeira de faz-de-conta;
  • *      Construir seu crachá de mesa com caixinha de creme dental;


Conteúdos:
*      Histórias
*      Nome
*      História do nome
*      Letra inicial e final do nome
*      Família
*      Preferências das crianças (comida, brincadeiras, cor...)
*      Casa de cada um
*      Quantificação
*      Comparação
*      Classificação
*      Número
*      Formas geométricas
*      Eu – características físicas pessoais
*      Autorretrato
*      Letras e valor sonoro
*      Músicas
*      Brincadeiras e jogos

Metodologia:

ü  Rotina: Acolhida ( sugestão de música – Bom dia coleguinha), Oração, músicas, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.

ü  Sondar os alunos, buscando verificar o que sabem de si mesmos e como se veem e compreendem;
ü  Para iniciar o trabalho com os nomes contar a história: BOLA DE NEVE.
ü  A partir dessa história fazer uma conversa sobre o nome de cada um, as características pessoais, os apelidos (bullying) e o preconceito.
ü  Após passar um espelho e pedir a cada aluno que se olhe e identifique suas características (cor dos olhos, cabelos, pele)...
ü  Desenho do autorretrato – pedir que  cada aluno faça sua “foto” e confeccionando um painel.
ü  Tirar uma foto de cada aluno para a confecção de um crachá de caixinha de creme dental.
ü  Como tarefa, solicitar aos alunos que pesquisem com os pais a história do seu nome para ser compartilhada na rodinha das novidades.
ü  Na rodinha a professora deverá contar a história do seu nome e em seguida pedir aos alunos que contem também /ou a partir do registro dos pais no caderno compartilhar as histórias dos nomes deles.
ü  Após fazer o desenho da mão de cada um, eles devem colorir, registrar o nome da maneira que sabem, identificar a letra inicial na ficha e contar quantas letra.
ü  Como tarefa para esse dia pedir aos alunos que tragam uma caixinha de creme dental.
ü  Cada aluno deve identificar sua idade, fazer o desenho das velinhas no bolo, montar o nome com letras móveis e escrever o meu nome da maneira que sabem.
ü  Jogo: Bingo dos nome
ü  Brincadeira com nomes:
·         Misture os crachás no chão para que separem os dos meninos dos das meninas.
·         Misture os crachás para que separem os que começam com a mesma letra.
·         Distribua os crachás ao acaso entre os alunos para que cada um encontre o seu.
·         Trabalhe o número de letras de cada crachá

ü  A partir do nome dos alunos que começam com “E”, trabalhar a letra E, pedir que cada um observe em sua ficha se tem essa letra e depois cada um irá andar por cima da letra “E” desenhada no chão.
ü  Também cantar a música “Um elefante incomoda muita gente”, escrever a palavra ELEFANTE no quadro e pedir a alguns alunos que circulem a letra E.
ü  Em seguida entregar a letra dessa música para cada aluno e eles devem colorir o desenho e circular todas as letras E que encontrarem.
ü  Relembrar a letra “E”  e colar bolinhas de crepom.
ü  Pintar somente os desenhos que começam com a letra E.
ü  Junto com os alunos confeccionar o crachá com o seu nome e suas características ( o crachá com a caixinha do creme dental).
ü  Para isso os alunos deverão escrever seu nome do jeito que sabem, identificar a fichinha do nome para colar no crachá, achar o número da sua idade, fazer bolinhas de crepom  de acordo com o número da idade e do número de letras do nome, desenhar o autorretrato (pequeno do tamanho de uma foto 3x4) e colar a foto.
ü  Atividade impressa sobre a idade.
ü  Contar uma história: A Lagarta Zazá
ü  Com essa história trabalhar as característica pessoais, enfatizando a importância de cada um, o valor e a autoestima.
ü  Pedir aos alunos pintem a lagarta Zazá com as cores primárias (Arte)
ü  Cantar a música: Boneco de lata
ü  Conversar sobre as preferências de cada um: o que mais gosta de comer, qual seu brinquedo preferido, a cor que mais gosta...
ü  Em seguida pedir que desenham o seu brinquedo preferido.
ü  Recorte a comida preferida e escolha a sua cor preferida.
ü  Fazer um painel com as preferências dos alunos.
ü  Pode-se listar alguns alimentos preferidos que são comuns entre os alunos, após trabalhar letra inicial, valor sonoro e traçado (passar o dedo, andar sobre a letra desenhada no chão, identificar alunos que iniciam com essa letra...)
ü  Mais uma vez tornar a trabalhar a idade de cada um.
ü  Trabalhar as formas geométricas
ü  Medir os alunos com barbante e colar no caderno com o dizer “ESTE É O MEU TAMANHO”.
ü  Fazer comparações Quem é maior, quem é menor, que tem o mesmo tamanho e vamos contar cada quantidade.
ü  Passar o alfabeto no caderno e pedir que pintem apenas as letra do seu nome e em seguida registrar conforme sabe.
ü  Hora de leitura na biblioteca.
ü  Dia do brinquedo.
ü  A partir do nome de algum aluno que inicia com “C”, trabalhar a letra C: fazer o som, pedir que andem por cima da letra desenhada no chão, falar palavras que comecem com C e que olhem em suas fichas se tem a letra C no nome também.
ü  Em seguida cantar a música: Era uma casa muito engraçada.
ü  Trabalhar a palavra CASA, bem como a letra C, pedir que circulem no cartaz a Letra C...
ü  Dedo no Gatilho dos nomes.
ü  Relembrar a música “Era uma casa muito engraçada”
ü  Conversar sobre os tipos de moradia e perguntar a cada um como é a sua casa.
ü  Pedir que desenhem sua casa e fazer um painel.
ü  Retomar a palavra Casa e a letra C pedindo que cortem EVA colorido e colem sobre a letra C.
ü  Em seguida conversar sobre QUEM MORA NA SUA CASA, quantas pessoas, quem são... identificar os numerais correspondentes a quantidade de pessoas da família de cada um.
ü  De revistas deverão recortar figuras que representam essas pessoas, depois oralmente deverão identificar para que a professora registre o nome de cada um.
ü  Trabalhar as formas geométricas, pedir aos alunos que identifiquem as formas geométricas no desenho da casa, depois cada um deve colorir, colar barbantes e palitos de fósforo formando as formas geométricas correspondentes ao desenho.
ü  Contar a história:  Cachinhos de ouro e os três ursos.
ü  Pedir que desenhem a família
ü  Trabalhar a palavra FAMÌLIA – letra inicial, traçado do F(fazer aquele trabalho de passar o dedo na letra, andar por cima da letra), listar palavras com F...
ü  Pode-se dar uma atividade com a letra F.
ü  Atividade de matemática sobre a família da Magali... fazer questionamentos sobre a família de cada um e comparações (quantos tem, quem tem mais, quem tem menos...) 
ü  Sugestão de música: Se na família está Jesus, é feliz o lar
ü  Hora da leitura na biblioteca
ü  Dia do brinquedo

 Avaliação:
     A avaliação será realizada mediante a observação da: participação nas atividades, do interesse, do desempenho e da evolução na construção da aprendizagem.
















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