Projeto
– Identidade
Escola
Municipal Mitã Rory
Turma:
Educação Infantil/2019
Amambai/MS
Apresentação
Quem sou eu? De onde
vim? O que gosto? São questionamentos que nos fazem refletir sobre o nosso ser,
ou seja a nossa identidade e a importância que temos no meio em que estamos
inseridos.
A identidade de uma
pessoa é um processo contínuo, pois a cada dia
que passa ela vai progredindo, não somos sujeitos estáticos, estamos sempre em transformação.
No entanto, quanto mais autoconhecimento possuímos, melhor se dá este processo.
Ter
consciência de nós, nosso papel, importância, origem, história é o que nos
permite ser atuantes nos meios em que vivemos. Sem isso, nos sentimos pouco
importantes e deixamos de utilizar todo nosso potencial. Portanto, se faz
necessário abordar este tema desde cedo com as crianças e com responsabilidade.
Dessa forma, a
identidade é uma construção de fundamental importância para a sustentação, que
deve ser construída na infância. Ter consciência de si, de sua importância,
seus gostos, sentimentos, origens, laços, cultura, nacionalidade, são coisas
vitais para o desenvolvimento de uma identidade cidadã, bem resolvida e
responsável.
Por essa razão,
preparamos este projeto com propostas de como trabalhar este tema imprescindível
na educação infantil. Queremos que os alunos reflitam sobre seu próprio ser
desenvolvendo sua autoestima de forma que venham se considerar como parte de
uma sociedade.
Justificativa
Considerando
que a identidade de uma pessoa define seu ser, queremos trabalhar com nossos
alunos seu papel, sua importância, sua origem e sua história, possibilitando
assim um autoconhecimento que seja favorável ao seu desenvolvimento pessoal
físico, emocional, afetivo e cognitivo.
Com o
conhecimento de si, o aluno tem a possibilidade de desenvolver seu potencial a
fim de se sentir participante do seu meio social, reconhecendo sua verdadeira
importância e sua valorização como ser humano.
Objetivo
Geral
ü Possibilitar que a criança construa a sua
identidade e autonomia, por meio de brincadeiras, de interações socioculturais
e de vivência em diferentes situações, desenvolvendo assim a independência, a
autoconfiança e a autoestima bem como conhecer a si e sua história.
Objetivos
Específicos
Incentivar o autoconhecimento;
Proporcionar
ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecendo a sua história e o
significado de seu nome.
Desenvolver
o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde e sua vida.
Estabelecer o autoconhecimento e a construção de
sua identidade como processo constante e mutável.
Conhecer o numeral correspondente a sua idade;
Identificar os membros de sua família, bem como
caracterizar sua casa;
-
Ouvir atentamente as histórias contadas pela
professora e pelos colegas;
-
Reconhecer a letra inicial e final do seu
nome e do nome dos colegas identificando de maneira correta sua ficha entre as
demais;
-
Comparar o nome quanto as letras e ao número
de letras;
-
Relatar oralmente a história do nome e
características pessoais como cor dos olhos, cabelos, etc.;
-
Realizar atividades diversificadas
relacionadas ao nome dos alunos, como registrar, identificar letras, recortar,
montar, etc.;
-
Fazer o auto-retrato e confeccionar um crachá
com vários dados pessoais, idade, número de letras, foto, etc.;
-
Quantificar as letras do seu nome e da ficha
do colega, relacionando ao número;
-
Reconhecer as formas geométricas e associar
as situações do dia-a-dia;
-
Identificar e reconhecer as letras algumas
letras em diversos materiais e várias atividades;
-
Participar de brincadeiras e jogos, inclusive
brincadeira de faz-de-conta;
-
Construir seu crachá de mesa com caixinha de
creme dental;
Conteúdos:
Histórias
Nome
História do nome
Letra inicial e final do nome
Família
Preferências das crianças (comida,
brincadeiras, cor...)
Casa de cada um
Quantificação
Comparação
Classificação
Número
Formas geométricas
Eu – características físicas pessoais
Autorretrato
Letras e valor sonoro
Músicas
Brincadeiras e jogos
Metodologia:
ü Rotina: Acolhida ( sugestão de música – Bom
dia coleguinha), Oração, músicas, chamada com o crachá (sempre trabalhando
letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a
outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das
novidades.
ü Sondar os alunos, buscando verificar o que sabem de si mesmos e como se
veem e compreendem;
ü Para
iniciar o trabalho com os nomes contar a história: BOLA DE NEVE.
ü A
partir dessa história fazer uma conversa sobre o nome de cada um, as
características pessoais, os apelidos (bullying)
e o preconceito.
ü Após
passar um espelho e pedir a cada aluno que se olhe e identifique suas
características (cor dos olhos, cabelos, pele)...
ü Desenho
do autorretrato – pedir que cada aluno faça
sua “foto” e confeccionando um painel.
ü Tirar
uma foto de cada aluno para a confecção de um crachá de caixinha de creme
dental.
ü Como
tarefa, solicitar aos alunos que pesquisem com os pais a história do seu nome
para ser compartilhada na rodinha das novidades.
ü Na
rodinha a professora deverá contar a história do seu nome e em seguida pedir
aos alunos que contem também /ou a partir do registro dos pais no caderno compartilhar
as histórias dos nomes deles.
ü Após
fazer o desenho da mão de cada um, eles devem colorir, registrar o nome da
maneira que sabem, identificar a letra inicial na ficha e contar quantas
letra.
ü Como
tarefa para esse dia pedir aos alunos que tragam uma caixinha de creme dental.
ü Cada
aluno deve identificar sua idade, fazer o desenho das velinhas no bolo, montar
o nome com letras móveis e escrever o meu nome da maneira que sabem.
ü Jogo:
Bingo dos nome
ü Brincadeira com nomes:
·
Misture
os crachás no chão para que separem os dos meninos dos das meninas.
·
Misture
os crachás para que separem os que começam com a mesma letra.
·
Distribua
os crachás ao acaso entre os alunos para que cada um encontre o seu.
·
Trabalhe
o número de letras de cada crachá
ü A
partir do nome dos alunos que começam com “E”, trabalhar a letra E, pedir que
cada um observe em sua ficha se tem essa letra e depois cada um irá andar por
cima da letra “E” desenhada no chão.
ü Também
cantar a música “Um elefante incomoda muita gente”, escrever a palavra ELEFANTE
no quadro e pedir a alguns alunos que circulem a letra E.
ü Em
seguida entregar a letra dessa música para cada aluno e eles devem colorir o
desenho e circular todas as letras E que encontrarem.
ü Relembrar
a letra “E” e colar bolinhas de crepom.
ü Pintar
somente os desenhos que começam com a letra E.
ü Junto
com os alunos confeccionar o crachá com o seu nome e suas características ( o
crachá com a caixinha do creme dental).
ü Para
isso os alunos deverão escrever seu nome do jeito que sabem, identificar a
fichinha do nome para colar no crachá, achar o número da sua idade, fazer
bolinhas de crepom de acordo com o
número da idade e do número de letras do nome, desenhar o autorretrato (pequeno
do tamanho de uma foto 3x4) e colar a foto.
ü Atividade
impressa sobre a idade.
ü Contar
uma história: A Lagarta Zazá
ü Com
essa história trabalhar as característica pessoais, enfatizando a importância
de cada um, o valor e a autoestima.
ü Pedir
aos alunos pintem a lagarta Zazá com as cores primárias (Arte)
ü Cantar
a música: Boneco de lata
ü Conversar
sobre as preferências de cada um: o que mais gosta de comer, qual seu brinquedo
preferido, a cor que mais gosta...
ü Em
seguida pedir que desenham o seu brinquedo preferido.
ü Recorte
a comida preferida e escolha a sua cor preferida.
ü Fazer
um painel com as preferências dos alunos.
ü Pode-se
listar alguns alimentos preferidos que são comuns entre os alunos, após
trabalhar letra inicial, valor sonoro e traçado (passar o dedo, andar sobre a
letra desenhada no chão, identificar alunos que iniciam com essa letra...)
ü Mais
uma vez tornar a trabalhar a idade de cada um.
ü Trabalhar
as formas geométricas
ü Medir
os alunos com barbante e colar no caderno com o dizer “ESTE É O MEU TAMANHO”.
ü Fazer
comparações Quem é maior, quem é menor, que tem o mesmo tamanho e vamos contar
cada quantidade.
ü Passar
o alfabeto no caderno e pedir que pintem apenas as letra do seu nome e em
seguida registrar conforme sabe.
ü Hora
de leitura na biblioteca.
ü Dia
do brinquedo.
ü A
partir do nome de algum aluno que inicia com “C”, trabalhar a letra C: fazer o
som, pedir que andem por cima da letra desenhada no chão, falar palavras que
comecem com C e que olhem em suas fichas se tem a letra C no nome também.
ü Em
seguida cantar a música: Era uma casa muito engraçada.
ü Trabalhar
a palavra CASA, bem como a letra C, pedir que circulem no cartaz a Letra C...
ü Dedo
no Gatilho dos nomes.
ü Relembrar
a música “Era uma casa muito engraçada”
ü Conversar
sobre os tipos de moradia e perguntar a cada um como é a sua casa.
ü Pedir
que desenhem sua casa e fazer um painel.
ü Retomar
a palavra Casa e a letra C pedindo que cortem EVA colorido e colem sobre a
letra C.
ü Em
seguida conversar sobre QUEM MORA NA SUA CASA, quantas pessoas, quem são...
identificar os numerais correspondentes a quantidade de pessoas da família de
cada um.
ü De
revistas deverão recortar figuras que representam essas pessoas, depois
oralmente deverão identificar para que a professora registre o nome de cada um.
ü Trabalhar
as formas geométricas, pedir aos alunos que identifiquem as formas geométricas
no desenho da casa, depois cada um deve colorir, colar barbantes e palitos de
fósforo formando as formas geométricas correspondentes ao desenho.
ü Contar
a história: Cachinhos de ouro e os três
ursos.
ü Pedir
que desenhem a família
ü Trabalhar
a palavra FAMÌLIA – letra inicial, traçado do F(fazer aquele trabalho de passar
o dedo na letra, andar por cima da letra), listar palavras com F...
ü Pode-se
dar uma atividade com a letra F.
ü Atividade
de matemática sobre a família da Magali... fazer questionamentos sobre a
família de cada um e comparações (quantos tem, quem tem mais, quem tem
menos...)
ü Sugestão
de música: Se na família está Jesus, é feliz o lar
ü Hora
da leitura na biblioteca
ü Dia
do brinquedo
Avaliação:
A avaliação será realizada mediante a
observação da: participação nas atividades, do interesse, do desempenho e da
evolução na construção da aprendizagem.
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