PROJETO: BRINCAR
ESCOLA
MUNICIPAL MITÃ RORY
EDUCAÇÃO
INFANTIL
Duração:
MAIO
Amambai/MS
APRESENTAÇÃO
O mundo simbólico da criança é
fantasticamente diversificado e ela faz uso do mesmo para representar sua
realidade. Seu crescimento e desenvolvimento acontecem da melhor forma
possível, através do brincar.
O brincar é uma das atividades mais
comuns da infância, é o brincar que diverte, educa, valoriza, socializa e
influencia positivamente no comportamento. Assim, o brincar, além de essencial
para o desenvolvimento e formação integral, é um direito de toda criança.
“O Dia Internacional do Brincar foi
criado na 8ª conferência internacional de ludotecas em Tóquio, no ano de 1999,
com o objetivo de estabelecer um dia de atenção total ao outro. Um dia
relaxante, divertido, para estimular a interação entre os adultos e as
crianças”.
Assim, as brincadeiras favorecem a
formação da personalidade, agindo na cooperação do grupo e na participação
coletiva, desenvolvendo o espírito construtivo, a imaginação, a capacidade de
interagir socialmente, abrindo caminhos para o desenvolvimento intelectual,
afetivo e físico.
Segundo Froebel, devemos enfatizar os
brinquedos e a ludoterapia, os desenhos e as atividades que envolvam os
movimentos e que as crianças se valem dos símbolos para brincar e aprender.
Nessa perspectiva, pretendemos
promover durante o mês de maio atividades especiais para as crianças da
Educação Infantil, queremos proporcionar o “BRINCAR” com mais intensidade,
buscando propiciar momentos de aprendizagem e diversão.
JUSTIFICATIVA
Considerando que:
·
O
brincar é fundamental ao desenvolvimento das crianças;
·
A
ludicidade promove para a criança momentos de prazer e aprendizagem;
·
A
importância de preservar e respeitar o direito da criança da Educação Infantil
de “brincar”;
·
Precisamos
lembrar e enfatizar a semana do “brincar” que acontecerá no dia 23 de maio.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar ao aluno momentos de aprendizagem e diversão,
oferecendo como ponto de partida o “brincar” e os jogos lúdicos, buscando assim
o desenvolvimento integral da criança.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Participar
de brincadeiras que as crianças mais gostam;
·
Participar
de gincanas e jogos;
·
Participar
de momentos livres de brincadeiras;
·
Confeccionar
brinquedos de sucata;
·
Brincar
de faz-de-conta utilizando brinquedos de sucatas;
·
Divertir-se
com várias atividades propostas.
CONTEÚDOS
Brincadeiras
Jogos
lúdicos
Histórias
Confecção
de brinquedos de sucata
Jogo
de faz-de-conta
Musicalidade
e dança
METODOLOGIA
Durante o mês de maio, pelo menos uma vez por semana,
estaremos realizando uma atividade diferenciada. Essas atividades são:
·
Confecção
de brinquedo de sucata – cada professor irá escolher um tipo de brinquedo de
sucata para ser confeccionado em sala com os alunos.
·
Brincadeiras
livres e de faz-de-conta – serão distribuídos brinquedos para que os alunos
tenham um momento para brincar livremente.
·
Brincadeiras
e jogos lúdicos (Gincanas) – cada professor estará fazendo com seus alunos
jogos como: dedo no gatilho, jogo das argolas, estoura balão com letras, acerte
a letra, tiro ao alvo, pescaria...
·
Dia
de beleza – nesse dia os professores estarão arrumando o cabelo das crianças,
pintando a unha das meninas, pintura facial...
·
Contação
de história com avental, teatro de fantoches e outros recursos.
·
Brincadeira
no Pula-pula.
·
Distribuição
de algodão-doce.
·
Cine-pipoca
– escolher um filme bem legal para assistir e comer pipoca.
RECURSOS
Recursos Materiais
·
Folha
sulfite
·
Lápis
de cor
·
Pincel
atômico
·
Cartolina
·
Papel
pardo
·
Sucatas
·
Corda
·
Giz
·
Pedrinhas
·
Garrafa
Pet
·
Limão
·
Colher
·
Saco
de estopa
·
Prendedor
de roupa
·
Balão
·
Bola
·
Brinquedos
·
Cola
·
Fantoche
·
Avental
de história
·
Histórias
·
Lanches
diferenciados
AVALIAÇÃO
A avaliação visa observar o
aproveitamento e o desempenho dos alunos no decorrer de todas as atividades com
fins de analisar as situações propostas para que estas venham ser realmente
eficazes em nossos objetivos.
Dessa forma, essa avaliação ocorrerá
durante todo o processo de ensino-aprendizagem com o propósito de assessorar os
alunos no desenvolvimento cognitivo-intelectual. Pretendemos fazer a análise
durante as atuações coletivas e individuais dos alunos, observando sempre a
participação, cooperação, esforço, mudança de comportamento e o desenvolvimento
da aprendizagem da leitura e da escrita.
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