terça-feira, 4 de junho de 2019


PROJETO: BRINCAR
ESCOLA MUNICIPAL MITÃ RORY
EDUCAÇÃO INFANTIL
Duração: MAIO
Amambai/MS
APRESENTAÇÃO
O mundo simbólico da criança é fantasticamente diversificado e ela faz uso do mesmo para representar sua realidade. Seu crescimento e desenvolvimento acontecem da melhor forma possível, através do brincar.
O brincar é uma das atividades mais comuns da infância, é o brincar que diverte, educa, valoriza, socializa e influencia positivamente no comportamento. Assim, o brincar, além de essencial para o desenvolvimento e formação integral, é um direito de toda criança.
“O Dia Internacional do Brincar foi criado na 8ª conferência internacional de ludotecas em Tóquio, no ano de 1999, com o objetivo de estabelecer um dia de atenção total ao outro. Um dia relaxante, divertido, para estimular a interação entre os adultos e as crianças”.
Assim, as brincadeiras favorecem a formação da personalidade, agindo na cooperação do grupo e na participação coletiva, desenvolvendo o espírito construtivo, a imaginação, a capacidade de interagir socialmente, abrindo caminhos para o desenvolvimento intelectual, afetivo e físico.
Segundo Froebel, devemos enfatizar os brinquedos e a ludoterapia, os desenhos e as atividades que envolvam os movimentos e que as crianças se valem dos símbolos para brincar e aprender.
Nessa perspectiva, pretendemos promover durante o mês de maio atividades especiais para as crianças da Educação Infantil, queremos proporcionar o “BRINCAR” com mais intensidade, buscando propiciar momentos de aprendizagem e diversão.

JUSTIFICATIVA
Considerando que:
·         O brincar é fundamental ao desenvolvimento das crianças;
·         A ludicidade promove para a criança momentos de prazer e aprendizagem;
·         A importância de preservar e respeitar o direito da criança da Educação Infantil de “brincar”;
·         Precisamos lembrar e enfatizar a semana do “brincar” que acontecerá no dia 23 de maio.

OBJETIVO GERAL
Oportunizar ao aluno momentos de aprendizagem e diversão, oferecendo como ponto de partida o “brincar” e os jogos lúdicos, buscando assim o desenvolvimento integral da criança.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Participar de brincadeiras que as crianças mais gostam;
·         Participar de gincanas e jogos;
·         Participar de momentos livres de brincadeiras;
·         Confeccionar brinquedos de sucata;
·         Brincar de faz-de-conta utilizando brinquedos de sucatas;
·         Divertir-se com várias atividades propostas.

CONTEÚDOS
*      Brincadeiras
*      Jogos lúdicos
*      Histórias
*      Confecção de brinquedos de sucata
*      Jogo de faz-de-conta
*      Musicalidade e dança

METODOLOGIA
Durante o mês de maio, pelo menos uma vez por semana, estaremos realizando uma atividade diferenciada. Essas atividades são:
·         Confecção de brinquedo de sucata – cada professor irá escolher um tipo de brinquedo de sucata para ser confeccionado em sala com os alunos.
·         Brincadeiras livres e de faz-de-conta – serão distribuídos brinquedos para que os alunos tenham um momento para brincar livremente.
·         Brincadeiras e jogos lúdicos (Gincanas) – cada professor estará fazendo com seus alunos jogos como: dedo no gatilho, jogo das argolas, estoura balão com letras, acerte a letra, tiro ao alvo, pescaria...
·         Dia de beleza – nesse dia os professores estarão arrumando o cabelo das crianças, pintando a unha das meninas, pintura facial...
·         Contação de história com avental, teatro de fantoches e outros recursos.
·         Brincadeira no Pula-pula.
·         Distribuição de algodão-doce.
·         Cine-pipoca – escolher um filme bem legal para assistir e comer pipoca.

RECURSOS
Recursos Materiais
·         Folha sulfite
·         Lápis de cor
·         Pincel atômico
·         Cartolina
·         Papel pardo
·         Sucatas
·         Corda
·         Giz
·         Pedrinhas
·         Garrafa Pet
·         Limão
·         Colher
·         Saco de estopa
·         Prendedor de roupa
·         Balão
·         Bola
·         Brinquedos
·         Cola
·         Fantoche
·         Avental de história
·         Histórias
·         Lanches diferenciados

AVALIAÇÃO
A avaliação visa observar o aproveitamento e o desempenho dos alunos no decorrer de todas as atividades com fins de analisar as situações propostas para que estas venham ser realmente eficazes em nossos objetivos.
Dessa forma, essa avaliação ocorrerá durante todo o processo de ensino-aprendizagem com o propósito de assessorar os alunos no desenvolvimento cognitivo-intelectual. Pretendemos fazer a análise durante as atuações coletivas e individuais dos alunos, observando sempre a participação, cooperação, esforço, mudança de comportamento e o desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita.
























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