terça-feira, 4 de junho de 2019



PROJETO: Guavira – Conhecendo um dos símbolo de MS

PROFESSORA-COORDENADORA: Idenil Ratier Mariano Zimmermann

PROFESSORES:
Lurdelice Moreira Nelson
Nice Carmona
Teodora Moreira
Virginia Rodrigues Valiente
Nathielle Ribeiro Ricarte
Guida Barrios
Delenir
Roseli
Andreia
Rose Ferreira da Silva

TEMA: Guavira

POPULAÇÃO-ALVO: Educação Infantil

PERÍODO: Novembro/2018

Amambai/MS

APRESENTAÇÃO
A guavira é uma fruta regional também conhecida como gabiroba que floresce de setembro a novembro e tem a maturação dos frutos de outubro a dezembro. A palavra guavira tem origem guarani e significa "árvore de casca amarga".
Antigamente, a guavira era uma das plantas mais encontradas em nossa cidade, muitas pessoas iam ao campo, com uma sacolinha na mão, colher a fruta tanto para consumo próprio, quanto para venda.
A guavira passou a ser símbolo de Mato Grosso do Sul em 2017 com a lei 5.082, que tem como finalidade estimular a preservação da planta e a geração de renda, principalmente na agricultura familiar.
Esta fruta pode ser utilizada tanto para fazer geleias, sucos, doces e sorvetes quanto para ser apreciada in natura. Também é aproveitada de forma medicinal sendo que sua casca e suas folhas são ingredientes de chás.
Dessa forma, a guavira para a cultura sul-mato-grossense é muito importante e é por isso que queremos desenvolver em nossa escola um projeto voltado para a valorização desta fruta.
Desejamos que nossos alunos da Educação Infantil tenham a oportunidade de resgatar em sua cultura a preservação e a consciência de que além de símbolo de nosso estado, a guavira faz parte da história de Amambai e das populações indígenas que aqui residem.
Portanto, quando falamos em cultura e história do município de Amambai e do estado de Mato Grosso do Sul também incluímos essa fruta rica e nutritiva que por muitos anos foi a geração de renda de muitas famílias.
Em fim, pretendemos trabalhar com nossos alunos de forma interdisciplinar, considerando vários aspectos relevantes tanto no que diz respeito a preservação, o plantio, as características, bem como curiosidades e dizeres populares.

JUSTIFICATIVA
Considerando que:
  • ·         A guavira é uma fruta que faz parte da cultura sul-mato-grossense;
  • ·         É a fruta símbolo do Mato Grosso do Sul;
  • ·        A necessidade de resgatar na cultura a preservação e a consciência de que a guavira faz parte da história de Amambai e das populações indígenas que aqui residem.
  • ·         A importância de viabilizar um trabalho interdisciplinar partindo do tema GUAVIRA;



OBJETIVO
  • Reforçar a importância da guavira como um dos símbolos da cultura sul mato-grossense, bem como estimular a preservação da planta e a geração de renda, principalmente na agricultura familiar, oportunizando aos alunos da Educação Infantil da Escola Mitã Rory um trabalho interdisciplinar e viabilizando a conquista de conhecimentos culturais e científicos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • *      Reconhecer a importância da guavira para a cultura do Mato Grosso do Sul;
  • *      Participar de conversas informais e contação de histórias;
  • *      Realizar atividades com as letras da palavra GUAVIRA;
  • *      Ouvir relatos de fatos vividos por pioneiros quando estavam no campo procurando a fruta;
  • *      Estimular a preservação da planta e a geração de renda que esta pode produzir;
  • *      Caracterizar a guavira em seus aspectos cor, forma, tamanho e textura;
  • *      Resolver situações-problemas elaborados a partir do tema guavira envolvendo a adição;
  • *      Quantificar letras, palavras relacionadas a guavira;
  • *      Reconhecer e identificar os numerais;
  • *      Reconhecer que a guavira é uma fruta rica e nutritiva;
  • *      Conhecer a origem e o significado da palavra guavira;
  • *      Reconhecer a importância medicinal e culinária da guavira;



CONTEÚDOS

  • *      Importância da guavira para a cultura sul-mato-grossense
  • *      Conversas informais
  • *      Contação de Histórias
  • *       Letras e valor sonoro
  • *      Relatos vividos por pioneiros
  • *      Preservação da planta – guavira
  • *      Geração de renda
  • *      Cor, forma, tamanho, textura
  • *      Quantificação
  • *      Número e numeral
  • *      Situações-problemas: Adição
  • *      Origem e significado da palavra guavira
  • *      Valor nutricional
  • *      Importância medicinal e culinária da guavira



METODOLOGIA

A metodologia desse trabalho visa à ampliação e compreensão dos alunos em relação ao tema “guavira”, realizando um estudo interdisciplinar com o propósito de valorizar a cultura e a história sul-mato-grossense, bem como a apropriação da leitura, da escrita e do raciocínio lógico.
Dessa forma será realizado um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos e a estimulação a respeito do tema, envolvendo atividades diversificadas como: produções individuais e coletivas, confecção de painéis, leitura, diálogos e monólogos.
Para enriquecer a metodologia sugerimos as seguintes atividades:

  •          Conversas informais e questionamentos para levantamento dos conhecimentos prévios;
  • *      Contação de histórias;
  • *      Confecção de painéis com desenhos, recortes e fotos;
  • *      Formação de frases coletivas;
  • *      Quantificação das letras de palavras relacionadas a guavira;
  • *      Analise através da observação e manipulação da fruta (cor, forma, tamanho, textura);
  • *      Leituras compartilhadas sobre curiosidades da guavira;
  • *      Vídeo e slide;
  • *      Atividades com as letras da palavra guavira;
  • *      Elaboração de situações-problemas para trabalhar números, numerais, quantificação, adição;
  • *      Convidar pessoas para contar a histórias antigas sobre a guavira;
  • *      Colagem com bolinhas de crepom em imagens, em letras e números;
  • *      Pesquisas sobre o uso culinário e medicinal;
  • *      Trabalho com receitas que podem ser feitas a partir da guavira;
  • *      Coreografia da música de Almir Sater – Festa  na Floresta;
  • *      Cruzadinhas;
  • *       Passeios por onde tem a guavira;



CULMINÂNCIA

*      Como culminância, iremos distribuir picolés de guavira a todas as crianças da Educação Infantil.

RECURSOS

*      Recursos materiais
Sulfite
Cartolina ou papel pardo
Fotos
Papel crepom
Atividades impressas
Receitas
Pesquisas
Internet
Frutas
*      Recursos humanos
Voluntários (pessoas convidadas para conversar com as crianças)

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada por meio das atividades do cotidiano, visando o assessoramento ao desenvolvimento cognitivo e intelectual do aluno.
Essas atividades serão observadas durante as atuações práticas dos alunos desempenhadas em situações coletivas e individuais, registro do desempenho avaliando sempre a participação, o esforço, a assimilação e a praticidade das atitudes.
Essa avaliação será permanente com fins de suprir todas as dificuldades fazendo retomadas necessárias conforme as dificuldades levantadas.


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