terça-feira, 4 de junho de 2019


PROJETO: FOLCLORE
ESCOLA MUNICIPAL MITÃ RORY.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Duração 01/08 a 30/08
Amambai/MS
Campos de experiência
*      O eu, o outro e o nós
*      Corpo, gestos e movimentos
*      Traços, sons, cores e formas
*      Escuta, fala, pensamento e imaginação
*      Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

JUSTIFICATIVA

Falar em folclore é falar em cultura, resgate de valores e tradições de um povo. Pensando assim, queremos manter sempre viva as experiências anteriores proporcionando a esta nova geração o acesso ao folclore e cultura pela qual nossos antepassados vivenciaram.
Este projeto sobre o folclore brasileiro visa resgatar a cultura dos povos proporcionando a divulgação do conhecimento e informações dos antepassados através de histórias, músicas e brincadeiras.
Queremos também viabilizar a construção de nossa história atual, conduzindo ao nosso aluno a construção de sua própria identidade, desenvolvendo a autonomia e descobrindo a importância de cada um na sociedade, buscando sempre a preservação das tradições e valores pelos quais sustentaram e sustentam nossas famílias.

OBJETIVO GERAL

Ø  Reconhecer a importância do folclore brasileiro valorizando suas características e identificando tradições, bem como resgatá-las de maneira significativa para a criança adequando a realidade atual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø  Resgatar conhecimentos antigos e tradições;
Ø  Valorizar o folclore brasileiro;
Ø  Resgatar brincadeiras, lendas, histórias e músicas folclóricas;
Ø  Estimular a imaginação e a percepção;
Ø  Ouvir atentamente histórias contadas pela professora e por pessoas mais velhas;
Ø  Pesquisar em casa com a família (alguém mais velho) histórias, músicas e brincadeiras antigas;
Ø  Identificar letras relacionadas a histórias do folclore brasileiro;
Ø  Participar de brincadeiras de roda e brincadeiras antigas;
Ø  Quantificar letras, palavras, brincadeiras relacionadas ao folclore;
Ø  Reconhecer e identificar os numerais;
Ø  Identificar algumas comidas folclóricas;
Ø  Participar de atividades que envolvam adivinhas e parlendas;
Ø  Desenvolver a coordenação motora.

CONTEÚDOS

Ø  Histórias, brincadeiras e músicas folclóricas.
Ø  Imaginação, percepção
Ø  Tradições e cultura brasileira
Ø  Letra e valor sonoro
Ø  Número
Ø  Quantificação
Ø  Comidas folclóricas
Ø  Adivinhas e parlendas
Ø  Coordenação motora

METODOLOGIA

Ø  Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas que o povo conta.
Ø  Conversar com as crianças sobre o tema Folclore;
Ø  Contar história dramatizando: falando as características de personagens folclóricos;
Ø  Confeccionar máscaras desses personagens;
Ø  Trabalhar as comidas típicas e fazer uma receita de bolo com as crianças;
Ø  Pedir que as crianças tragam receitas de casa;
Ø  Fazer um livro de receitas da turma;
Ø  Cantar diariamente músicas do folclore brasileiro, falar parlendas e adivinhas na rotina;
Ø   No final da aula pode-se fazer brincadeiras folclóricas e cantigas de roda.
Ø  Contar histórias do sítio do Pica pau amarelo ou passar filmes (vídeos).
Ø  Levar cartazes com músicas, ler, cantar, circular letras, interpretar oralmente, desenhar, fazer dobraduras.

    Sugestões de músicas

*      O cravo brigou com a rosa
*      Oi bota aqui o seu pezinho
*      Samba le lê
*      Carneirinho, carneirão
*      Alecrim dourado
*      Papagaio loro
*      Sapo cururu
*      Gatinha parda
*      Sabia fez um buraquinho
*      Perdi o meu galinho
*      Fui morar numa casinha
*       Peixe vivo
*      Caranguejo não é peixe
*      Se está rua fosse minha
Sugestões de brincadeiras e cantigas de roda
*      Corre cutia
*      Passa meu bom barqueiro
*      Queimada
*      Atirei o pau no gato
*      Ciranda cirandinha
*      Uma homem bateu em minha porta
*      Qual a letra do seu namorado
*      Passa chapéu
*      Dança da cadeira
*      Batata quente
*      Passa anel
*      Qual é o mês
*      Cai no poço
*      Amarelinha
*      Cabo de guerra
*      Esconde-esconde
*      Pega-pega
*      O gato e o rato

Sugestões de parlendas

*       "Corre cutia, na casa da tia.
Corre cipó, na casa da avó.
Lencinho na mão, caiu no chão.
Moça bonita, do meu coração...
Um, dois, três!"

*      2. "Dedo mindinho,
Seu vizinho,
Pai de todos,
Fura bolo,
Mata piolho."

*      3. "Batatinha quando nasce
se esparrama pelo chão.
Menininha quando dorme
põe a mão no coração."

*      4. "Chuva e sol, casamento
de espanhol.
Sol e chuva, casamento
de viúva."

*      5. "Meio dia,
Panela no fogo,
Barriga vazia.
Macaco torrado,
Que vem da Bahia,
Fazendo careta,
Pra dona Sofia."

*      6. "Uni, duni, tê,
Salamê, mingüê,
Um sorvete colorê,
O escolhido foi você!"

*      7. "Quem cochicha,
O rabo espicha,
Come pão
Com lagartixa"

*      9. "Um, dois, feijão com arroz,
Três, quatro, feijão no prato,
"Cinco, seis, falar inglês,
Sete, oito, comer biscoito,
Nove, dez, comer pastéis."

*      10. "Amanhã é domingo, pé de cachimbo.
O cachimbo é de ouro, bate no touro.
O touro é valente, bate na gente.
A gente é fraco, cai no buraco.
O buraco é fundo, acabou-se o mundo."

*      11. "Tá com frio?
Toma banho no rio.
Tá com calor?
Toma banho de regador."

*      12. "O macaco foi à feira
não teve o que comprar.
Comprou uma cadeira
pra comadre se sentar.
A cadeira esborrachou
coitada da comadre.
Foi parar no corredor."

*      13. "Pedrinha rolou,
Pisquei pro mocinho,
Mocinho gostou.
Contei pra mamãe,
Mamãe nem ligou.
Contei pro papai,
Chinelo cantou."

*      14. "Eu sou pequena
Da perna grossa.
Vestido curto,
Papai não gosta."

*      15. "Rei, capitão,
soldado, ladrão.
moça bonita
Do meu coração."

Sugestões de trava-línguas

1- Trava-língua do doce
O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doce
Que o doce de batata-doce.
O doce respondeu pro doce
Que o doce mais doce que
O doce de batata-doce
É o doce de doce de batata-doce.
2- Olha o sapo
Olha o sapo dentro do saco
O saco com o sapo dentro,
O sapo batendo papo
E o papo soltando o vento.
3- O tempo
O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo, tempo tem.
4- Molenga
Maria-mole é molenga.
Se não é molenga
não é maria-mole.
É coisa malemolente,
nem mala, nem mola,
nem maria, nem mole.
5- Atrás da pia
Atrás da pia tem um prato
Um pinto e um gato
Pinga a pia, apara o prato
Pia o pinto e mia o gato.
Sugestão de atividades com músicas e histórias:
Música: Peixe vivo/ Se eu fosse um peixinho

Música: Fui morar numa casinha
Música: Sapo Cururu/ O sapo não lava o pé
Parlenda: o sapo
 
 
  


CULMINÂNCIA

Dia 30 de agosto realizaremos uma contação de história especial com apresentação de teatro de lendas indígenas, também faremos um momento de brincadeiras folclóricas e cada sala fica responsável em apresentar uma cantiga de roda ou uma música folclórica.

RECURSOS

Ø  Atividades impressas
Ø  Cartazes
Ø  Vídeos (filmes)
Ø  Papel sulfite
Ø  Sucatas
Ø  Cartolina
Ø  Papel cartão
Ø  Lápis de cor
Ø  Ingredientes para bolo
Ø  Papel pardo
Ø  Bola
Ø  Pen driver
Ø  Histórias
Ø  Máscaras

AVALIAÇÃO

A avaliação será mediante a observação do desenvolvimento individual de cada aluno, seja oral e/ou escrito e a realização das atividades propostas em todo o decorrer do processo ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário