EDUCAÇÃO INFANTIL
Duração:
MARÇO A DEZEMBRO
APRESENTAÇÃO
A
leitura na Educação Infantil tem como finalidade estimular a criança a criar o
hábito de ler desde cedo impactando assim o seu desenvolvimento por toda a
vida. Dessa forma, é imprescindível instigar a criança o gosto pelos livros e
proporcionar essa fantástica viagem pelo mundo da leitura.
É
através da leitura na educação infantil, que a criança desenvolve a criatividade,
a imaginação e a ampliação do vocabulário. Além disso, o ler com a criança e
para a criança desperta a curiosidade e o insere na cultura do escrito.
As
crianças devem estar sempre em contato com o mundo letrado e o meio mais eficaz
é propiciar aos alunos vivências significativas e descontraídas tanto no
ambiente da sala de aula, quanto em ambientes organizados fora da sala.
Assim,
pretendemos neste projeto estimular nossas crianças do Maternal, Pré I e Pré II
a ler mesmo sem saber ler, queremos oportunizar o manuseio de livros em
momentos específicos de leitura e intensificar a contação de histórias e
leituras compartilhadas.
JUSTIFICATIVA
Considerando
que a leitura é fonte de prazer, de conquista, de realização e que serve de
estímulo e motivação para o desenvolvimento intelectual e cognitivo da criança,
queremos com este projeto despertar a sensibilidade e o prazer pela leitura,
levando as crianças a ler sem saber ler, manuseando livros e fichas de leitura,
ouvindo contando e recontando histórias.
É
necessário salientar que formar leitores é algo que requer condições
favoráveis, não só em relação aos recursos materiais disponíveis e no tempo,
mas, também, a maneira de se conduzir o ato de ler.
Cabe
ao professor, proporcionar um ambiente favorável, materiais atraentes, tempo
adequado propiciando assim o despertar da criatividade e da imaginação,
oportunizando experiências que resultem em aprendizado.
Enfim,
pretendemos contribuir para o processo de alfabetização e letramento das
crianças, inserindo-as neste mundo da leitura e na cultura do escrito e assim
desenvolvendo o gosto pelo ato de ler.
OBJETIVO GERAL
ü Contribuir para o processo de alfabetização e letramento,
despertando o prazer pela leitura, ampliando o vocabulário, inserindo assim as
crianças da Educação Infantil no mundo da leitura e na cultura do escrito.
ü
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Despertar o prazer pela leitura instigando o potencial
intelectual e criativo do aluno;
ü Promover a ampliação do vocabulário da crianças;
ü Incentivar a leitura e o contato com os livros desde
cedo;
ü Possibilitar o acesso e o manuseio de diversos tipos de
leitura;
ü Proporcionar a vivência de emoções, fantasias e
imaginações;
ü Oportunizar a ampliação de novos conhecimentos,
garantindo uma formação crítica e reflexiva;
ü Tornar a leitura um ato prazeroso;
ü Possibilitar a integração dos pais com os filhos, para
que a leitura se torne um hábito familiar através da sacolinha de leitura;
ü Estimular os alunos a participar ativamente da contação de
histórias.
CONTEÚDOS
ü Leitura
ü Interpretação oral
ü Conto e reconto
ü Contação de histórias
ü Diversos tipos de textos
PROCEDIMENTOS
Os procedimentos deste projeto envolvem as
seguintes atividades:
ü Contação de história por uma criança – esta deve escolher um livro e fazer uma contação para
os colegas.
ü Visita a biblioteca
– levar as crianças à biblioteca da escola e distribuir livros para que estas
leiam mesmo sem saber ler (manuseio).
ü Caixa de leitura –
nesta caixa decorada haverá livros, o professor deverá leva-la para a sala e
distribuir aos alunos, todos devem ler (mesmo sem saber ler). Ao final a
professora escolherá um livro e fará a leitura para turma.
ü História em sequência
– a professora levará imagens em sequência (cartazes) e as crianças deverão
interpretá-las, após a professora, juntamente com os alunos, irão escrever um
pequeno texto em um cartaz, as crianças
deverão ilustrar e colar junto com o texto. No caso do maternal e Pré I, a
atividade deve ser oral, pedir que descrevam a sequência de fatos.
ü Sacolinha de leitura –
a professora enviará para casa fichas com textos em uma sacolinha de leitura e
os pais deverão ler para seus filhos (segundo semestre).
RECURSOS
ü Livros
ü Gibis
ü Caixa de leitura
ü Fichas com textos
ü Cartazes em sequência
ü Histórias
ü Sacolinha de leitura
AVALIAÇÃO
A
avaliação desse projeto visa observar a participação, o desenvolvimento, o
envolvimento e a responsabilidade do aluno no ato de realizar as atividades.
Queremos também perceber o interesse das crianças pelas atividades propostas,
bem como a progressão no prazer pela leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário