terça-feira, 4 de junho de 2019


PROJETO: NO MUNDO ENCANTADO DA LEITURA
ESCOLA MUNICIPAL MITÃ RORY
EDUCAÇÃO INFANTIL
Duração: MARÇO A DEZEMBRO
 Amambai/MS

APRESENTAÇÃO

A leitura na Educação Infantil tem como finalidade estimular a criança a criar o hábito de ler desde cedo impactando assim o seu desenvolvimento por toda a vida. Dessa forma, é imprescindível instigar a criança o gosto pelos livros e proporcionar essa fantástica viagem pelo mundo da leitura.
É através da leitura na educação infantil, que a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e a ampliação do vocabulário. Além disso, o ler com a criança e para a criança desperta a curiosidade e o insere na cultura do escrito.
As crianças devem estar sempre em contato com o mundo letrado e o meio mais eficaz é propiciar aos alunos vivências significativas e descontraídas tanto no ambiente da sala de aula, quanto em ambientes organizados fora da sala.
Assim, pretendemos neste projeto estimular nossas crianças do Maternal, Pré I e Pré II a ler mesmo sem saber ler, queremos oportunizar o manuseio de livros em momentos específicos de leitura e intensificar a contação de histórias e leituras compartilhadas.

JUSTIFICATIVA

Considerando que a leitura é fonte de prazer, de conquista, de realização e que serve de estímulo e motivação para o desenvolvimento intelectual e cognitivo da criança, queremos com este projeto despertar a sensibilidade e o prazer pela leitura, levando as crianças a ler sem saber ler, manuseando livros e fichas de leitura, ouvindo contando e recontando histórias.
É necessário salientar que formar leitores é algo que requer condições favoráveis, não só em relação aos recursos materiais disponíveis e no tempo, mas, também, a maneira de se conduzir o ato de ler.
Cabe ao professor, proporcionar um ambiente favorável, materiais atraentes, tempo adequado propiciando assim o despertar da criatividade e da imaginação, oportunizando experiências que resultem em aprendizado.
Enfim, pretendemos contribuir para o processo de alfabetização e letramento das crianças, inserindo-as neste mundo da leitura e na cultura do escrito e assim desenvolvendo o gosto pelo ato de ler.
OBJETIVO GERAL

ü  Contribuir para o processo de alfabetização e letramento, despertando o prazer pela leitura, ampliando o vocabulário, inserindo assim as crianças da Educação Infantil no mundo da leitura e na cultura do escrito.
ü   
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Despertar o prazer pela leitura instigando o potencial intelectual e criativo do aluno;
ü  Promover a ampliação do vocabulário da crianças;
ü  Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo;
ü  Possibilitar o acesso e o manuseio de diversos tipos de leitura;
ü  Proporcionar a vivência de emoções, fantasias e imaginações;
ü  Oportunizar a ampliação de novos conhecimentos, garantindo uma formação crítica e reflexiva;
ü  Tornar a leitura um ato prazeroso;
ü  Possibilitar a integração dos pais com os filhos, para que a leitura se torne um hábito familiar através da sacolinha de leitura;
ü  Estimular os alunos a participar ativamente da contação de histórias.

CONTEÚDOS

ü  Leitura
ü  Interpretação oral
ü  Conto e reconto
ü  Contação de histórias
ü  Diversos tipos de textos


PROCEDIMENTOS

Os procedimentos deste projeto envolvem as seguintes atividades:

ü  Contação de história por uma criança – esta deve escolher um livro e fazer uma contação para os colegas.

ü  Visita a biblioteca – levar as crianças à biblioteca da escola e distribuir livros para que estas leiam mesmo sem saber ler (manuseio).


ü  Caixa de leitura – nesta caixa decorada haverá livros, o professor deverá leva-la para a sala e distribuir aos alunos, todos devem ler (mesmo sem saber ler). Ao final a professora escolherá um livro e fará a leitura para turma.

ü  História em sequência – a professora levará imagens em sequência (cartazes) e as crianças deverão interpretá-las, após a professora, juntamente com os alunos, irão escrever um pequeno texto em um cartaz,  as crianças deverão ilustrar e colar junto com o texto. No caso do maternal e Pré I, a atividade deve ser oral, pedir que descrevam a sequência de fatos.


ü  Sacolinha de leitura – a professora enviará para casa fichas com textos em uma sacolinha de leitura e os pais deverão ler para seus filhos (segundo semestre).


RECURSOS

ü  Livros
ü  Gibis
ü  Caixa de leitura
ü  Fichas com textos
ü  Cartazes em sequência
ü  Histórias
ü  Sacolinha de leitura


AVALIAÇÃO

A avaliação desse projeto visa observar a participação, o desenvolvimento, o envolvimento e a responsabilidade do aluno no ato de realizar as atividades. Queremos também perceber o interesse das crianças pelas atividades propostas, bem como a progressão no prazer pela leitura.








Nenhum comentário:

Postar um comentário